30 de set. de 2010

Streetwear

O streetwear nada mais é que a moda das ruas. O estilo que vem da rua é o que influencia as criações das grifes do segmento. A onda do streetwear começou há cerca de 20 anos atrás, com os skatistas. É um estilo basicamente jovem, devido à ousadia. Segue o caminho contrário do “arrumadinho”, e, por causa de sua origem, é um estilo que acumula atitude e originalidade. O olhar do streetwear é voltado ao desejo urbano, ao anseio das ruas. As marcas tentam analisar esses comportamentos e captá-los como tendências, traduzindo-os em coleções.


De acordo com Maria Janssen, membro da WGSN responsável pela pesquisa do segmento de streetwear, as três maiores tendências para 2009 são continuidade, conversão e singularidade. Ela afirma que os elementos provenientes da cultura urbana oriental serão fundamentais para orientar a moda, não apenas no verão 2009. A arte e o design do Oriente, principalmente da China, criaram um impacto mundial nos últimos tempos, e a indústria da moda se revitalizou, se apropriando dessa ociasião.


Para a primavera verão 2009 2010, pode-se observar uma mistura de influências, que vai do brit pop à arte iconográfica, em uma expressão jovem e criativa. Justaposição e deslocamento são os elementos chave, bem como a exploração magnífica das imagens cotidianas. Essa visão metafórica capta o Pop Art, o AgitPop e o Surrealismo em uma atitude irreverente ligada à vida moderna e multicultural nas grandes metrópoles. A tendência explora elementos como a juventude internacional, música, mensagens e slogans de protesto, bem como a expressão individual, arte de protesto, grafite e subversão.
 

Um comentário:

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